Os benefícios do vidro temperado
top of page
  • Douglas Rodolfo Schutz

Os benefícios do vidro temperado

Atualizado: 24 de jan. de 2023


O vidro temperado é um tipo de vidro de segurança frequentemente usado em áreas de alta tensão, como pára-brisas de carros e portas de vidro. É feito aquecendo o vidro e depois resfriando-o rapidamente, o que o torna muito mais forte do que o vidro comum.

Há muitos benefícios em usar vidro temperado, incluindo que é muito menos provável que ele se quebre do que o vidro comum e que se quebre em pedaços pequenos e inofensivos se quebrar. Isso o torna uma opção muito mais segura para áreas onde há risco de quebra, como nos para-brisas dos carros.

Além de ser mais seguro, o vidro temperado também tem vários outros benefícios. É mais resistente a arranhões e outros danos e também pode ser feito com uma variedade de acabamentos diferentes que podem melhorar sua aparência.

Se você está procurando uma opção forte, segura e atraente para seu próximo projeto de vidro, o vidro temperado é uma ótima escolha.


O que é vidro temperado?

O vidro temperado é um tipo de vidro de segurança feito por tratamento térmico de vidro normal para aumentar sua resistência. É cerca de quatro vezes mais forte que o vidro recozido (não tratado termicamente) da mesma espessura e pode ser até cinco vezes mais forte em alguns casos.

Por que você deve usar vidro temperado? Os benefícios do vidro temperado são claros: ele é muito mais forte do que o vidro recozido comum e, portanto, oferece um nível muito maior de segurança para você e sua família. Em caso de quebra, o vidro temperado se quebra em pedaços pequenos e sem corte, com menor probabilidade de causar ferimentos graves do que os cacos pontiagudos produzidos pelo vidro recozido.

Se você está procurando janelas fortes e seguras para sua casa ou escritório, não procure mais do que vidro temperado!


História do vidro temperado

O vidro temperado é um tipo de vidro de segurança criado por meio de um processo de aquecimento e resfriamento do vidro. Esse processo fortalece o vidro e torna muito menos provável que ele quebre ou quebre do que as janelas comuns. Na verdade, o vidro temperado é quatro vezes mais forte do que o vidro flutuante recozido padrão.

Os benefícios do vidro temperado são claros: ele é muito mais seguro do que o vidro comum e pode ajudar a evitar ferimentos em casa. Além disso, o vidro temperado também é mais resistente ao estresse térmico, tornando-o ideal para uso em ambientes de alta temperatura, como fornos e fornos.

Se você está procurando janelas fortes e seguras para sua casa, o vidro temperado é a melhor opção!


Beneficio #1: Maior resistência e durabilidade

O vidro temperado é até quatro vezes mais forte do que o vidro recozido normal. Também é resistente ao calor, o que significa que pode suportar temperaturas mais altas sem quebrar.


Beneficio #2: Mais seguro do que o vidro comum

Se o vidro temperado quebrar, ele se estilhaça em pedaços pequenos e relativamente inofensivos, em vez de cacos grandes e perigosos. Isso é especialmente benéfico em lares com crianças pequenas ou animais de estimação.


Beneficio #3: Resiste ao choque térmico

O vidro temperado é especialmente tratado para resistir ao choque térmico. Isso significa que ele pode suportar mudanças repentinas de temperatura melhor do que o vidro normal. Isso o torna ideal para áreas com temperaturas extremas, como perto de uma lareira ou em um carro estacionado ao sol.


Beneficio #4: Pode ser usado em uma variedade de aplicações

Como o vidro temperado pode ser fabricado em uma variedade de cores e espessuras, ele abre mais possibilidades de design para proprietários e arquitetos.


Vidro temperado versus vidro laminado


Quando se trata de vidro, resistência e segurança são os dois fatores mais importantes a serem considerados. É por isso que o vidro temperado e o vidro laminado são opções tão populares para janelas e outras aplicações. Mas qual é a diferença entre esses dois tipos de vidro?


O vidro temperado é mais forte do que o vidro recozido comum porque passa por um processo especial de tratamento térmico. Isso o torna mais resistente a estilhaços e quebras. O vidro laminado, por outro lado, é feito unindo duas ou mais camadas de vidro com uma camada intermediária de plástico. Isso lhe confere resistência superior e ao impacto.


Então, qual tipo de vidro é ideal para você? Depende das suas necessidades. Se você está procurando a opção mais forte possível, o vidro laminado é a melhor opção. Mas se você precisar de algo que seja mais resistente a estilhaços (mas não tão forte), o vidro temperado é uma boa escolha.








5 visualizações0 comentário
bottom of page