O que é vidro temperado, quais e por que você deve adotar esse tipo de material para a sua obra
top of page
  • Douglas Rodolfo Schutz

O que é vidro temperado, quais e por que você deve adotar esse tipo de material para a sua obra

Atualizado: 24 de jan. de 2023


Várias técnicas de fabricação de vidro foram desenvolvidas ao longo do tempo. Isso possibilitou fazer vários tipos diferentes de vidros como os comuns, temperados e laminados. Diferentes tipos de vidro têm sido usados ​​em diferentes tipos de aplicações.


Seus usos mais comuns são em obras de janelas e portas de vidro, sacadas, guardas-corpo e corrimão e também existem divisórias, box de vidro, tampos de mesa, prateleiras, superfícies de móveis e muito mais.


O primeiro tipo criado foi vidro comum.


Só depois disso vieram os processos de atualização, que por sua vez começaram a adicionar mais resistência, segurança, e funcionalidades ao vidro.


O vidro temperado e o vidro laminado nasceram dessas novas técnicas. Com os mais comuns, são os mais utilizados em todo o mercado de Vidros e Esquadrias.


Ficou curioso sobre a diferença das técnicas? Confira abaixo como é o processo de produção de cada dos dois tipos de vidros mais comuns no mercado, o comum e o laminado.


Vamos falar sobre o Vidro Comum


No formato padrão, o vidro comum é transparente, liso, duro e impermeável. Por ser mais frágil e quebradiço, é muito mais usado hoje como base para ser processado.


O vidro comum é feito de uma mistura de dióxido de silício e sódio, cálcio, magnésio e outros compostos. Esses elementos são aquecidos a 1600°C até se tornarem um líquido, finalmente despejado em um banho de estanho e flutua na superfície.

nós sabemos.


Os processos comuns de acabamento de vidro fornecem várias propriedades, transformando-o em coisas como vidro temperado, sobre o qual falaremos um pouco mais abaixo.


Embora raro em seu molde usual usado, o vidro deve seguir os procedimentos de produção mais rigorosos para garantir a mais alta qualidade. Isso evita diversas complicações do que podem causar grandes dores de cabeça no futuro, seja no processo de fabricação ou mesmo na instalação.


Vamos falar sobre o Vidro Temperado


O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a mudanças de temperatura do que o vidro convencional, mesmo em espessuras semelhantes.


Não é à toa que é considerado vidro de segurança, sendo usado em muitas aplicações estruturais. Suporte, o que elimina a necessidade de usar quadros.


Os passes de tratamento térmico consistem no aquecimento gradual do vidro até atingir a temperatura de 700 °C (estado plástico).


Então o vidro é bastante resfriado. Este processo torna o vidro ainda mais resistente à flexão e suporta variações de temperatura de até 200 °C.


Motivos para escolher o Vidro temperado ao invés do comum:

  1. Muito mais resistente.

  2. Segurança para você e sua família.

  3. Maior durabilidade.

  4. Evita danos em caso de acidentes.





7 visualizações0 comentário
bottom of page